<$BlogRSDURL$> My Pocket Show

terça-feira, 9 de setembro de 2008


Tambor de o que?!


Esses dias fuçando no You Tube, que como bem colocou a Adriana possibilita às pessoas comuns divulgarem seu talento na internet, cheguei até um vídeo curto, mas muito interessante. Primeiro pelo seu nome incomum Tambor de língua e depois quando aparece um homem tocando delicadamente um instrumento com as mãos e tirando um som meio tribal, suave e que lembra uma mistura de outros instrumentos.

Fui procurar alguma coisa a respeito do tal "tambor de língua" e descobri se tratar de um instrumento de origem africana, mas que um luthier mineiro chamado Fernando Mota, mais conhecido como Tião que aparece no vídeo, estava aprimorando e criando uma infinidade de possibilidades e timbres.


“O Tambor de Língua da Repercutião é feito no formato de uma caixa, com uma das superfícies cortadas de maneira a formar línguas de madeira de tamanhos diferentes. Elas passam a ter a mesma função de teclas, que soam com afinações diferentes quando percutidas. Este tambor tem instalado um captador que permite sua ligação a um sistema de amplificação que melhora sensivelmente seu desempenho.”explica Dudu Portes, músico profissional admirador do instrumento, em entrevista concedida ao Jornal Estado de Minas. Em si o aparelho é feito de maneira artesanal, beirando o rústico, a maior dificuldade de Tião é encontrar madeira adequada para a fabricação, que faz à base de material reaproveitado, principalmente o ipê, a muira catiara e o cumaru, responsáveis por uma sonoridade melhor do instrumento, segundo ele mesmo.

Um ótimo sinal de que as pesquisas aplicadas ao aparelho estão indo pelo caminho certo é o fato de, mesmo em aperfeiçoamento, o instrumento já despertar a atenção de muitos músicos como o baterista Will Calhou, do Living Colour, e o baixista Arismar do Espírito Santos, que já o adquiriram. Muito provavelmente pela sua praticidade em transportar, por seu baixo custo e várias possibilidades, entre elas das línguas (teclas) terem notas diferenciadas, podendo fazer melodias com o tambor, ele se tornou um dos instrumentos de melhor custo benefício do mercado.

Surpreendente a reação das pessoas, sejam elas músicos ou não, a sonoridade tribal desse tambor, que desperta a curiosidade e a vontade de se arriscar a brincar pela sua caixa já visualmente convidativa.
Assista, sinta e comente!

Marcadores: , ,


Postado por Nathália Cunha às 23:00