<$BlogRSDURL$> My Pocket Show

quarta-feira, 10 de setembro de 2008


"Salve Jorge!"



Batizado com o nome de um santo guerreiro e poderoso, não é de se estranhar que a Cia. São Jorge de Variedades arrase nas apresentações que faz, conquistando prêmios, reconhecimento e fãs! (a pessoa que vos fala, por exemplo!!)

Criada em 1998 na Universidade de São Paulo, a Cia. sempre aborda em suas peças temas que se aproximem (literalmente) do público.

Além da proximidade com a realidade humana através de um cidadão "na via-crucis da burocracia", de um doido incendiário que mostra a possibilidade da transformação humana ou da luta de mulheres nordestinas, o grupo busca um contato físico com o público, uma interação aonde o espectador sinta-se parte do espetáculo.

Há exatamente um ano, tive o prazer (sabe esses prazeres inesperados que a vida nos oferece de vez em quando? Pois é esse mesmo...) de assitir em apresentação gratuita na Praça da República a 1ª apresentação de rua da Cia., tratava-se da peça "O santo Guerreiro e o herói desajustado".

No enredo, um Dom Quixote apaixonado chega a São Paulo na busca incessante por sua Dulcinéia "desvairada", aos poucos os espectadores vão percebendo que essa doce Dulcinéia nem sempre é tão doce com quem a procura, com quem a deseja profundamente. Dulcinéia aqui é equiparada a cidade de São Paulo, e a Cia consegue cumprir ao que se propõe: estar próxima da realidade das pessoas.

O espetáculo é um misto de cores, alegria, sensações e inquietações. A música é simplesmente contagiante! Eu nunca poderia imaginar, que em uma tarde quente de sábado na praça da República, para fazer um trabalho pra faculdade, eu fosse assistir uma peça de teatro tão boa, e mais que isso, que ao final da apresentação eu e uma amiga estaríamos cantando e dançando numa ciranda com pessoas que nunca vimos e provavelmente nunca falaríamos em outra ocasião!

Na memória, guardo a lembrança da sensação vivida e pendurado no meu mural o folder distribuído com a cantiga da ciranda anotada atrás:


"Sou Dom Quixote sonhador,

São Jorge guerreiro eu sou

Me dá licença que eu hoje eu quero ser feliz!!

Acorda povo! Vem cirandar,

Dom Quixote e São Jorge que hoje vem nos visitar!"





Marcadores: ,


Postado por Ana Raquel Merighi às 20:36